quinta-feira, outubro 18, 2007

Só Nordestino Sabe

O e-mail publicado de hoje, me foi enviado pela minha querida ;) turismóloga Aline Karla. E como ela diz no e-mail, dá pra rir um bucádo (bastante).


Coisas que só um nordestino sabe:

  • Botão é pitôco;
  • Se é miúdo é pixototinho;
  • Se é resto é cotôco;
  • Tudo que é bom, é massa;
  • Tudo que é ruim, é peba;
  • Rir dos outros é, mangar;
  • Se é franzino, é xôxo;
  • O bobo se chama, leso;
  • E o medroso se chama, frouxo;
  • Tá estranho, tá tronxo;
  • Vai sair diz, vou chegar;
  • Caba sem dinheiro, é liso;
  • Pernilongo é muriçoca;
  • Chicote se chama açoite;
  • Quem entra sem licença, emburaca;
  • Sinal de espanto é vôte;
  • Se tá folgado, tá folote;
  • Se a calça tá curta, tá pega-bode, coronha;
  • Quem tem sorte é cagado;
  • Quem dá furo é fulêra;
  • Sujeira de olho é remela;
  • Gente insistente é pegajosa;
  • Agonia é aperreio;
  • Meleca se chama catôta;
  • Gases (peido) se chama bufa;
  • Catinga de suor é inhaca;
  • Mancha de pancada é roncha;
  • Palhaçada é munganga;
  • Desarrumado é malamanhado;
  • Pessoa triste é borocoxô;
  • É mesmo é Iapôis;
  • Bagunceiro é desmantelado;
  • Correr atrás de alguém, é dar uma carrera;
  • Passear é bater perna;
  • Fofoca é muído;
  • Paquera é resenha;
  • Estouro se chama pipoco;
  • Confusão é rolo.
Isso me fez lembrar do meu saudoso "Dicionário do Matutês", que emprestei a não sei quem, não sei quando e nunca mais voltou. :(

A xilogravura que ilustra esse post, é do artista pernambucano Jota Borges.

Um comentário:

  1. Anônimo9:17 PM

    Pedro eu tinha recebido um e-mail parecido a dias atrás,muito legal.Mas acho que exclui,porém gostaria de publicar no meu blog.
    Posso copiar e postar no meu?
    obrigado

    ResponderExcluir