segunda-feira, maio 12, 2008

Supercomputadores para as universidades

A Petrobras tem investido alto em computação científica brasileira. Supercomputadores estão sendo instalados em universidades e instituições de pesquisa para fomentar a atividade de pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo e gás. Um deles é o supercomputador Netuno, que será inaugurado hoje no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ (Auditório Maria Irene Mello, no campus do Fundão).

O Netuno é considerado a mais poderosa máquina HPC (High Performance Computing - Computação de Alto Desempenho) para uso acadêmico na América Latina e recebeu investimento de R$ 5 milhões da Petrobras. Seu cluster é composto por 256 servidores Dell de alto desempenho, cada um com dois processadores Intel quad-core de 2.6 GHz e estarão interligadas entre si por uma rede de dados Infiniband de alta performance. O recurso para a instalação destes equipamentos está inserido no projeto das Redes Temáticas e Núcleos Regionais, modelo de parceria tecnológica pelo qual a Petrobras investe em instituições nacionais de ciência e tecnologia parte da receita obtida em alguns campos de petróleo, seguindo determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com a Petrobras, este é o passo inicial de uma estratégia da companhia para aumentar significativamente a capacidade acadêmica nacional em computação de alto desempenho. Neste sentido, serão inaugurados ainda este ano, além do Netuno, mais cinco supercomputadores, também de porte expressivo, compondo uma rede computacional chamada Grade BR. Estes supercomputadores, que serão instalados na Coppe, USP, PUC-Rio, UFAL e ITA, totalizarão investimentos de R$24,2 milhões.

Fonte: Comunicação Institucional Petrobras / UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário