quinta-feira, janeiro 11, 2007

Inimigos, por Gil Vicente

Como comentei outro dia (ver post), Sadan Hussein foi pro inferno. E o Bush, quando será a vez dele?

É que re-lembrei da exposição "Inimigos" de um grande artista plástico pernambucano, chamado Gil Vicente.

Os desenhos são auto-retratos, feitos em carvão sobre papel e medindo 200 cm x 150 cm cada. Neles, uma reação enérgica é investida contra nove representantes de instâncias do poder político-social e religioso. A reação. Uma figura, a vítima, empunha agressivamente uma arma contra o seu opressor, a outra figura. O realismo cruel de cada cena entre esses dois personagens é indicativo do destino fatal que um terá.

Pode ser visto a execução de George W. Bush (acima), Luiz Inácio Lula da Silva (ao lado), Bento XVI, Eduardo Campos, Fernando Henrique Cardoso, Jarbas Vasconcelos, Ariel Sharon, Elizabeth II e Kofi Annan.
Gil Vicente fez vários estudos de rostos desses dirigentes hegemônicos a partir de imagens retiradas da Internet. Em seguida, construiu todo um repertório para uma "cena de execução", na qual ele era o seu próprio personagem, e os personagens líderes do poder eram representados por pessoas geralmente muito próximas a ele. As nove cenas de morte foram registradas em fotografias que serviram de referência à elaboração do desenho em papel maior. (fragmentos do texto de Valquíria Farias)

Site: www.gilvicente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário